sexta-feira, 11 de setembro de 2015

9/11 - 14 anos depois


Passam exactamente 14 anos agora. No dia 11 de Setembro de 2001, às 13:46hrs (hora de Lisboa, 8:46hrs em NYC) um avião embate contra o World Trade Center.

Lembro-me muito bem desse dia. Tinha ido ao clube de vídeo alugar o "Scary Movie" para ver com uma amiga lá da rua dos meus avós e tínhamos acabado de chegar a casa quando vimos a imagem. O meu primeiro instinto? Ligar ao meu pai que estava a trabalhar e dizer-lhe que tinha havido um acidente em Nova York e que um avião  tinha embatido no WTC. Assim que lhe expliquei vi o segundo avião embater na outra torre. Paralisei. Com a voz a tremer e a chorar disse-lhe que não era acidente. Era de propósito. Tinha apenas 12 anos mas tinha uma consciência política e de diplomacia muito apurada. Senti que estávamos sobre ataque. Disse ao meu pai que morávamos muito perto de potenciais alvos de ataques em Lisboa. Ele descansou-me e disse-me para me acalmar.


Enquanto víamos o filme íamos fazendo pausas para ver as notícias. Ás 14:37hrs (hora de Lisboa, 9:37hrs em Washington DC) um avião embate contra o Pentágono. Fiquei em choque. Um ataque inicial ao centro financeiro de Nova York e em seguida um ataque ao centro de defesa dos Estados Unidos. Isto não ia ficar por aqui...



O 4º avião é "deitado abaixo" pelos passageiros. O seu destino? Ou o Congresso ou a Casa Branca. Nunca iremos saber. O certo é que estes ataques fizeram abalar todo o mundo ocidental.

O mundo mudou a partir desse dia. 14 anos depois temos a crise dos refugiados e temos a ISIS.
Tivémos a guerra no Afeganistão e a guerra do Golfo II.  

Kisses & Hugz,

Little Tiago Boy

3 comentários:

Goodblog Badblog disse...

Ainda me arrepio todo ao ler descrições, como esta

Little Tiago Boy disse...

Tu e eu!

N a m o r a d o disse...

Tinhas 12 anos? Medo. Sinto-me velho.