quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aos meus avós.

Ao longo da minha curta existência, fui sendo acompanhado por 2 pessoas, quem sabe as mais importantes de toda a minha vida: o meu avô materno e a minha avó materna.

Desde os 3 meses que cuidaram de mim, enquanto os meus pais trabalhavam, viram-me crescer, a dar o primeiro passo, a dizer a primeira palavra, um sem número de coisas.

Este post é para eles, pois foram vocês que me educaram e me transformaram no Homem com o olhar de menino que sou hoje.

Tu, Avó ensinaste-me a ouvir os outros, a lutar por aquilo que quero, a ser determinado, a ser paciente, a ser amigo. Lembro com muito carinho, as idas ás compras contigo de manhã á mercearia da rua, lembro-me de ir para a escola, e de ir a tua casa almoçar; as férias de Verão que passava com vocês na nossa bela terra: Seia.

Apesar de não ter esse nome, sei que me passaste a Força, a Perseverança, a Simpatia, a Magia, o espírito de Conquista dos Figueiredo.

Tu, Avô ensinaste-me a ler, a escrever e a contar antes de ir para a escola primária, passaste-me o teu gosto curioso pelo Mundo e pelo Saber, ensinaste-me a respeitar os outros fossem quais fossem as diferenças, o teu jeito e carinho são os meus, o teu mau-feitio, teimosia, e “brutidade” também são meus.

Tenho de ti tudo o que um Rodrigues deve ter: Teimosia, Simpatia, Conhecimento, Educação.

Cresci ao vosso lado e com vocês e dos vossos 4 netos, eu sempre fui o que está mais perto, o que está sempre presente para o bem e para o mal, nas alegrias e nas lágrimas, sempre do vosso lado.

A vocês devo a pessoa que sou hoje. A vossa educação fez de mim um Homem. Com olhar de menino apesar de estar a completar 22 anos de vida.


Obrigado. Muito Obrigado.

2 comentários:

Angelo disse...

Até me emocionei. Porque sei precisamente o que é isso e, infelizmente, já não tenho os meus avós para lhes dedicar estas palavras belíssimas.

Aproveita-os!

dois coelhos disse...

Sim, aproveita que os avós são poços de sabedoria. A minha também me ensinou a escrever antes de ir para a escola. :-)